segunda-feira, 24 de agosto de 2009

BREVE APRESENTAÇÃO/REFERÊNCIAS






BREVE APRESENTAÇÃO

Sou praticante intermitente e não muito disciplinado desde 1996 e fui instrutor nas horas vagas entre 2006 e 2013. Tenho certificado pela Aliança do Yoga com aprofundamento em uma série de outros cursos e workshops, incluindo viagem para Índia e Europa. 

Meu foco de carreira, é como Consultor de Marketing e RH, mas desde 2014, atuo na área de Marketing Digital/Mídias Sociais em horário CLT, no setor de TI. Sou especializado na área pela Impacta Tecnologia e ComSchool, Pós Graduado em Comunicação pela ESPM e Graduação em Eng. de Produção pela UFSCar ( com trabalho de conclusão em indicadores de desempenho). Mais detalhes no meu Linkedin.
  

Conduzi práticas em estúdios como Yoga Flow, Shivalaya e Espaço Rasa e foi Instrutor da Bio Ritmo Academia de Dezembro de 2008 a Março de 2014, Seg e Quarta as 20:30. Dei aula na Praça Victor Civita entre Agosto de 2009 e Abril de 2014 ( Núcleo Aventura) aos sábados pela manhã.

Além do Yoga, nas horas vagas gosto de compor e produzir músicas para a causa de uma filosofia universal que respeite a diversidade.

Nessa direção nasceu o CD duplo e livreto "Princípios Essenciais"  que visa através da música, poesias e artes visuais fazer pontes de diálogo entre diversas culturas e tradições. No CD quase todas as canções faz diálogo com algum termo ou princípio do Yoga. 

Mais aqui: www.cdessenciais.blogspot.com





Referências para a prática

Para uma visão geral do Yoga, o professor Pedro Kupfer foi minha principal referência pelos dois cursos intensivos que fiz com ele e pelo conteúdo que entrei em contato através de seu site ( http://www.yoga.pro.br/). O Livro "A Tradição do Yoga"  de George Feurstein recomendado para o curso de formação acredito ser um dos melhores para ter uma visão geral inicial desse sistema filosófico.



Para o fundamento básico da Diferenciação do estado de aspirante e da meta: Um grupo de estudos e as palestras de Sri Sachcha Prem Baba são minha referência junto com o sistema de tipologia do Eneagrama. Ainda não conheço um bom livro sobre o assunto, então indico um texto que fiz com a síntese dessa etapa : http://yogabodymind.blogspot.com.br/2010/01/o-discernimento-para-o-inicio-da.html. 

Mas é possível encontrar algumas palestras ( sat sangs) desse professor em seu site e canal no Youtube.



1) Kryas, Àsanas, Respiratórios, Bandhas e Mudras: Os exercícios de purificação aprendi com diferentes colegas instrutores e na formação. A prática de Ashtanga Yoga de Pattabi me ajudou na disciplina necessária para experienciar as técnicas corporais, respiratórias e bandhas por dois anos e a professora de Iyengar Yoga Usha com quem passei 45 dias na Índia, nas noções referência de alinhamento postural. O professor Gerson trouxe a importância da anatomia aplicada ao Yoga. Os mudras vieram naturalmente pela intuição corporal.



Para o passo 2) Internalização da atenção e sentidos: Texto do professor Pedro Kupfer sobre o assunto. http://www.yoga.pro.br/artigos/125/1/pratyahara-o-elo-perdido-do-yoga

Para o passo 3) Concentração meditativa para liberação. O multi-instrumentistas e musico terapeuta Chandra Lacombe, despertou a devoção e concentração para prática de mantras, o Vipassana a disciplina para meditação e o professsor Carlos Alberto da USP uma introdução básica ao sânscrito para as posturas e mantras.

Mas a prática, pesquisa constante na internet e o convívio com alunos e colegas me ensinam o tempo todo.

Recomendo a assinatura das revistas "Yoga Prana Journal" e do Cadernos do Yoga.


Depoimentos


Sincera gratidão à expressão da sua primeira impressão, depoimento, dúvidas, questões e experiências se você já fez uma prática comigo ( clique no link): http://yogabodymind.blogspot.com/2009/09/depoimentos.html



Por que escolhi o Yoga?

Escolhi o Yoga e reescolhi várias vezes desde 1996. Numa única frase, seria por ter influenciado significativamente nas 7 áreas da minha vida: material ( nos investimentos que fiz para me alimentar, viajar, me capacitar, decorar meu quarto, me vestir, me divertir), criatividade ( no contato com o inconsciente estimulado pelo Yoganidra), saúde ( no alinhamento postural e equilíbrio emocional), profissão ( na escolha de profissões ligadas ao desenvolvimento humano e ecológico e a criatividade), relacionamentos ( nos meu relacionamentos), família ( deverá influenciar a escolha da minha parceira para construir minha família) e espiritualidade ( na conexão com sistemas ligadas ao Oriente).






Contribuições do Yoga para o Desenvolvimento Humano, Criatividade e Ecologia

O Yoga potencializou minha sensibilidade para sentir e contemplar a natureza estimulando o valor da sustentabilidade e a teoria da ecologia humana. Isso me inspirou para uma canção chamada Gayam que compartilho no link: https://soundcloud.com/essenciais/gayam-pr-master-hino-para


Diário de prática

O caminho de auto conhecimento que o Yoga estimula pode ser aprofundado com um diário de prática. Divulgar essa intimidade é uma forma de estimular cada um a fazer o seu. Link: http://yogabodymind.blogspot.com.br/2011/10/diario-de-insights-pessoais-sobre-asana.html


Artigos Biográficos

Desde 2005, uma vez por ano procuro fazer a pergunta "O que mudou?" como forma de manter a auto observação cada vez mais aprofundada nesse processo. No link a seguir compartilho algumas reflexões como essa.

Link: em breve.

Fotos


Fotos da minha caminhada com o Yoga. Link: em breve.







Expressões artísticas pessoais

A melodia e ritmo do canto junto com a poesia da música é a forma mais preciosa que conheço de expressar meu contato com esse caminho. Fui inspirado para compor mais de 50 músicas relacionadas com minha caminhada com o Yoga. Partilho duas em especial:

Samba da Felicidade ( Inspirado nos Yamas e Nyamas): https://soundcloud.com/essenciais/samba-da-felicidade

Vera Ligação ( Inspirado na ligação Corpo&Mente): https://soundcloud.com/essenciais/vera-liga-o-respeite-o


Foto-vídeos

Partilho alguns foto vídeos, como por exemplo da viagem para Índia ou de canções que compus. Link: em breve




Principal diferencial como praticante

- Busco fazer uma ponte do Yoga com outros filosofias, aplicando o princípio do Sanatana Dharma ( verdade universal)

- Rigor com a síntese metodológica

- Aprofundamento do primeiro estágio do aspirante que é discernir o estado de altruísmo e individualismo que convida-nos constantemente para as ações.

- Comprometimento com o alinhamento postural na prática

- Passagem por vários estilos de Yoga e boa capacidade de individualização da prática

Nenhum comentário:

Postar um comentário